Inauguração da Estação Meteorológica de Itacoatiara!
O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM), localizado em Itacoatiara, recebeu nesta sexta-feira (21) a instalação de uma estação meteorológica.
A instalação faz parte do projeto “O estudo do potencial de energia solar fotovoltaica do Amazonas – Mapa Solari métrico”, que tem como um dos objetivos estruturar um Centro de Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica (CCESF) o qual permitirá a difusão dessa tecnologia, massificando seu uso e, consequentemente, reduzindo seu custo de implantação, seja para uso doméstico, comercial ou industrial.
Sob a coordenação do professor Eron Bezerra, o projeto implantará as estações meteorológicas nos Campi da Universidade em Benjamin Constant (INC), Coari (ISB), Humaitá (IEAA) e Parintins (ICSEZ). O ICET, em Itacoatiara, foi a primeira unidade do interior a receber a estação meteorológica, que foi instalada no terreno da Residência Universitária do Instituto.
A partir desta estação, será possível coletar informações como a velocidade média de vento, temperaturas médias e máximas diárias, direção do vento, umidade relativa do ar, volume de chuva, num raio de 150 KM, desta forma, alcançando munícipios adjacentes. De acordo com o Professor Geone Maia Corrêa, diretor do ICET, os dados coletados na estação estarão disponíveis também para a comunidade acadêmica. “Destacar a importância para as pesquisas do ICET que poderão contar com os dados da estação”, destacou.
O professor Eron Bezerra acredita que “não se pode falar em desenvolvimento sustentável, enquanto a maioria de nossos municípios ainda são abastecidos por energia produzida a partir da queima de óleo diesel que, além de excessivamente cara, é extremamente poluente”.
Esta primeira etapa será de grande importância para que, no futuro, as unidades da UFAM sejam inteiramente alimentadas à base de energia solar.
Fonte:
Central de Informação do Centro de Ciências do Ambiente – CCA
Diretor do CCA
Professor Dr. Eron Bezerra
T.I./Design/DIagramador
Antônio Sérgio da Silva Neto
Redes Sociais